ISMAC - Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas. Educação, Assistência e Trabalho!

Audioteca

Em 1980, o Ismac implantou em sua sede uma Audioteca, iniciando as gravações dos livros falados em fita cassete em um estúdio improvisado.
Em 2006, a instituição passa a contar com a parceria da Petrobras e cria o projeto Livros que Falam e, numa ação de modernidade, o instituto insere novas tecnologias de comunicação digital como ferramentas eficientes no desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiência visual.
A Audioteca foi reorganizada com adaptação física e implementação de equipamentos tecnológicos. Foram instalados estúdio profissional de gravação, sala de controle e sala de audição do acervo.
 
 
 
Veja como funciona:
 
 
 
Livro falado:
A técnica do livro falado consiste na gravação de CDs, com versões faladas dos livros (em áudio), mediante o trabalho de "Voluntários Ledores".
 
 
 
Voluntários Ledores:
Responsáveis pela leitura e interpretação das obras. Os mesmos são previamente orientados, marcam a gravação de acordo com seu tempo livre e escolhem os textos a serem lidos de acordo com a lista disponível.
 
 
 
Edições/Reproduções:
Os Livros Falados são editados e reproduzidos por deficientes visuais, para tanto, são utilizados: computador, periféricos, dispositivos de captura de som, software de edição, um drive gravador de CD e um drive reprodutor de DVD. Os processos de gravação, edição e reprodução são realizados por softwares específicos.
 
Gravados e editados os livros podem ser emprestados, ou mesmo copiados e doados aos deficientes visuais de baixa renda, bem como a Organizações que prestam atendimento á pessoa com deficiência visual, promovendo a integração e a diversidade cultural e linguística na comunidade e proporcionando avanços significativos na escolaridade, facilitando assim, a inclusão de pessoas cegas no mercado de trabalho, na família e na sociedade.
 
 
 
Serviço:
A Audioteca coloca à disposição obras literárias, materiais didáticos, paradidáticos, pedagógicos, apostilas para concursos, cartilhas e demais documentos de utilidade pública.
 
 
 
Nota:
Os serviços prestados pela Audioteca, restrito apenas a pessoa com deficiência visual é regulamentado por duas Leis: Decreto No 3.298, de 20/12/99 (Lei de Definições de Deficiências e Incapacidades) e Lei 9.610, de 19/02/1998 / Capítulo IV, art.46, alínea d. (Isenção do Direito Autoral).
 
 
 
Horário de funcionamento:
das 7:30 h às 11:10 h e das 13:30 h às 17:10 h.
 
 
 
 





« Voltar para a Home


Fim do conteúdo

Opções de visualização

Resumo do site