ISMAC - Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas. Educação, Assistência e Trabalho!

Florivaldo Vargas

O senhor Florivaldo Vargas era cego e trabalhava como cobrador das mensalidades ofertadas à Associação Linense de Cegos, sediada em Lins no Estado de São Paulo.

Impulsionado pela solidariedade chegou em Campo Grande com a família e alguns amigos deficientes visuais com o sonho de fundar na capital sul-mato-grossense uma instituição para o atendimento das pessoas cegas

Em 4 de fevereiro de 1957, com o lema "Assistência, Trabalho e Educação", foi fundado o Instituto Matogrossense Para Cegos. O primeiro local de instalação foi na rua 7 de Setembro, onde residiam pessoas cegas já adultas e seus familiares. Para manter as atividades laborais, foi criado um quadro de vendedores e cobradores cegos, cuja atribuição era vender as mercadorias compradas pelo Instituto, bem como divulgar a Entidade e promover a inscrição de sócios. 

Para a facilitação do trabalho de divulgação do Instituto por todo o Estado firmou-se parceria com a Empresa Ferroviária Noroeste do Brasil, no sentido da disponibilização de passes livres para que as pessoas cegas e seus guias desenvolvessem o trabalho em todo o Estado. A parceria foi decisiva para a disseminação de informações sobre a Instituição.

Com a divisão do Estado de Mato grosso em 1977 e instalação do estado de Mato Grosso do Sul no ano de 1979, alterou-se a denominação social da Entidade para "Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas" (ISMAC), nome que ainda conserva, em hjomenagem ao seu idealizador, fundador e diretor.

Atualmente o ISMAC, é o único Instituto de Campo Grande e de todo o estado de MS que presta atendimento totalmente gratuito às pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. Sua história de mais de cinquenta anos remete ao reconhecimento, à credibilidade e ao compromisso social.

Todos os anos mais de 10 mil atendimentos são realizados na área de intervenção precoce,  Ensino do Sistema Braille para crianças e adultos, Centro de Referência em Reabilitação Visual, Psicologia, Serviço Social, Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Diária, Educação Física, Núcleo de Produção Braille, Música, Artesanato, Laboratório de Informática, Biblioteca e  Audioteca.

Para manter as atividades em funcionamento o ISMAC conta com o apoio de convênios para a cedência de pessoal de apoio; emendas parlamentares nas esferas federal, estadual e municipal; projetos; campanhas e promoções para arrecadação de fundos; e de associados (sócios contribuintes), pessoas físicas e jurídicas que garantem a continuidade dos serviços e a ampliação do número de atendimentos.





« Voltar para a Home


Fim do conteúdo

Opções de visualização

Resumo do site