ISMAC - Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas. Educação, Assistência e Trabalho!

Autora sul-mato-grossense lança coletânea em homenagem a crianças cegas

03/09/2014 - A menina Lara Larissa nasceu com deficiência visual, mas consegue enxergar a vida de um jeito diferente. Ela é uma das personagens da coletânea de literatura infantil “Histórias para Boi Dormir”, que será lançado na próxima terça-feira, 9 de setembro, pela escritora sul-mato-grossense Sandra Andrade. A obra é baseada em uma nova forma de narrar que contempla a descrição detalhada de imagens para facilitar a leitura de pessoas cegas.


Na imagem a autora Sandra Andrade ao lado de uma criança. Foto: Arquivo
Na imagem a autora Sandra Andrade ao lado de uma criança. Foto: Arquivo


No livro João e o Dragão, a autora narra as aventuras vividas por João, um menino dono de uma imaginação fértil que vive no sítio, e sua melhor amiga Lara Larissa, uma criança cega. A  menina ensina João como ver o mundo com os olhos do coração e a sentir as pessoas para conhecê-las. Enquanto João descreve com riqueza de detalhes tudo que ele vê na natureza para a amiga.

COLABORE COM O ISMAC! FAÇA A SUA DOAÇÃO.

http://www.ismac.org.br/conteudo/42/colabore

Para criar a personagem Lara Larissa, Sandra Andrade se inspirou em duas crianças cegas atendidas pelo Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac). Segundo a autora, o livro pretende despertar em outros autores a necessidade de criar obras voltadas para o público com deficiência visual. “Quando descrevemos o cenário e todos os componentes que formam uma imagem estamos criando uma ferramenta para que as pessoas cegas possam enxergar determinada figura, mesmo que de forma abstrata”.

As ilustrações do livro João e o Dragão são da escritora Giovana Bellinni. A coletânea recebe o apoio do Estado de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Cultura de MS, do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac) e da Assembleia Legislativa do Estado.

A solenidade de lançamento da coletânea “Histórias para Boi Dormir”  será realizada no dia 9 de setembro, às 14h,  no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa e contará com audiodescrição, um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual em eventos culturais.

 

 



« Voltar para Notícias


Fim do conteúdo

Opções de visualização

Resumo do site