ISMAC - Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas. Educação, Assistência e Trabalho!

Livro sobre acessibilidade será lançado em braille e áudio

14/11/2014 - A deficiência aos olhos da engenharia urbana.






Há mais de 15 anos envolvido com o tema, o engenheiro Jary Castro decidiu escrever o livro “Ir e vir – Acessibilidade: compromisso de cada um”. A obra lançada em 2013 agora reforça seu objetivo que é a inclusão social e ganha versões em braille e áudio produzidas pelo Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), de Campo Grande.

Com a presença do autor, o lançamento do livro em braille e áudio será no dia 24 de novembro, às 14h, na entidade. A obra “Ir e vir” traz relatos de profissionais de diversas áreas que trabalham com a acessibilidade no atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. São relatos de dentistas, médicos, psicólogos, educadores, advogados e empresários que fazem da acessibilidade um compromisso de vida. O livro também reúne depoimentos do iatista e medalhista olímpico Larz Grael e da deputada federal Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica após um acidente de carro aos 18 anos de idade.

O livro foi lançado oficialmente no dia 4 de agosto de 2013 no II Seminário Internacional de Acessibilidade realizado pelo Conselho Regional  de Engenharia e Agronomia em Foz do Iguaçu (PR).  Na época, as edições foram disponibilizadas gratuitamente em versão digital tanto para leitura online quanto para download. Desta vez, o livro ganha formatos em braille e áudio.

As páginas acessíveis foram impressas na gráfica do Ismac que também é responsável pela produção do audiolivro por meio do projeto Livros que Falam que, desde 2006, facilita o acesso de pessoas com deficiência visual à leitura disponibilizando livros falados gravados em CDs.

De acordo com Telma Nantes, presidente da instituição, ao produzir e distribuir o livro “Ir e vir” em braille e audio, o Ismac democratiza o conhecimento. “O objetivo é fazer com que os mais interessados no tema ‘acessibilidade’ estejam integrados às últimas discussões sobre o assunto”, afirmou.

No mesmo dia de lançamento do livro, haverá a entrega do novo elevador ao Ismac que irá proporcionar acessibilidade ao prédio da entidade. O equipamento, que foi instalado no Bloco 1 do Instituto, é uma doação da empresa Rigman que colaborou para garantir o fácil acesso de pessoas com deficiência física ao piso superior do Ismac. Na inauguração, será afixada uma placa no elevador em agradecimento aos responsáveis pela iniciativa.



« Voltar para Notícias


Fim do conteúdo

Opções de visualização

Resumo do site